Direitos humanos, educação superior e políticas de ações afirmativas

Cláudia Valente Cavalcante

Resumo


Resumo: O artigo apresenta uma discussão teórica sobre direitos humanos, educação superior e políticas de ações afirmativas, sendo estas resultantes de acordos internacionais em que o Brasil é signatário das convenções dos direitos humanos para a promoção de direitos sociais. Entende-se também que a pluralidade conceitual dessas políticas para inclusão de grupos historicamente excluídos da educação superior tem desencadeado equívocos quanto ao seu conceito e uso. Este artigo pretende discutir a educação superior como um direito social baseado nos direitos humanos e apresentar os distintos significados das ações afirmativas e suas justificativas.

Palavras-chave: Direitos Humanos. Educação Superior. Políticas de Ações Afirmativas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i3.5458

Direitos autorais 2017 Cláudia Valente Cavalcante

 

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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