Os novos estudos sociais da infância e a pesquisa com crianças bem pequenas

Conteúdo do artigo principal

Angela Scalabrin Coutinho

Resumo

Resumo: O lugar das crianças bem pequenas na pesquisa é o eixo central deste artigo, que problematiza essa questão a partir do campo dos estudos da infância, mais especificamente do diálogo entre a sociologia da infância e a educação. Nesse sentido, toma como referência um percurso de pesquisa que vem sendo desenvolvido desde os anos 2000 com crianças de 0 a 3 anos em creche e aborda, a partir dos childhood studies, a pesquisa com crianças. Por fim, aborda questões metodológicas, dando visibilidade à relação entre adultos e crianças no processo de pesquisa e propondo como metodologia as narrativas visuais.

Palavras-chave: Pesquisa com crianças, Metodologia de Pesquisa, Narrativas Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
COUTINHO, A. S. Os novos estudos sociais da infância e a pesquisa com crianças bem pequenas. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 3, p. 762–773, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i3.5426. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5426. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Angela Scalabrin Coutinho, PUC Goiás

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho; Mestre em Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina; Graduada em Pedagogia - Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professora e coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Professora da linha Educação: diversidade, diferenças e desigualdade social do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Membro do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB).