A visão de educação e de ensino em Kant

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Almiro Schulz

Resumo

Resumo: O texto tem como objetivo apresentar uma visão sintética sobre
a educação e o ensino na perspectiva de Kant a partir de textos onde o
assunto é abordado. Trata-se de uma revisão bibliográfica e estruturação
da educação kantiana em cinco tópicos nos quais se procura mostrar que
a concepção de educação e de ensino pode ser compreendida como uma
necessidade, partindo da afirmação que “O homem é a única criatura que
precisa ser educada”. Como processo, a educação se desenvolve por diferentes
fases: cuidado, disciplina e instrução, ou seja, fases física e prática.
Como projeto, pois não se limita à educação do homem como indivíduo
apenas, a educação em Kant visa à humanidade no sentido cosmopolita cujo
fim é a humanização, quer dizer, a moralização como metodologia ou método
da educabilidade, uma vez que, para ele, a educação é uma arte dentre as mais
difíceis de ser exercida.
Palavras-Chave: Necessidade da educabilidade. Processo da educabilidade.
Projeto da educabilidade. Método da educabilidade.

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Como Citar
SCHULZ, A. A visão de educação e de ensino em Kant. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 650–671, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5412. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5412. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Almiro Schulz, UFG

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo; graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Efetivo da Universidade Federal de Goiás - UFG. Atua na Faculdade de Filosofia e no Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (Cepae).