A visão de educação e de ensino em Kant

Almiro Schulz

Resumo


Resumo: O texto tem como objetivo apresentar uma visão sintética sobre
a educação e o ensino na perspectiva de Kant a partir de textos onde o
assunto é abordado. Trata-se de uma revisão bibliográfica e estruturação
da educação kantiana em cinco tópicos nos quais se procura mostrar que
a concepção de educação e de ensino pode ser compreendida como uma
necessidade, partindo da afirmação que “O homem é a única criatura que
precisa ser educada”. Como processo, a educação se desenvolve por diferentes
fases: cuidado, disciplina e instrução, ou seja, fases física e prática.
Como projeto, pois não se limita à educação do homem como indivíduo
apenas, a educação em Kant visa à humanidade no sentido cosmopolita cujo
fim é a humanização, quer dizer, a moralização como metodologia ou método
da educabilidade, uma vez que, para ele, a educação é uma arte dentre as mais
difíceis de ser exercida.
Palavras-Chave: Necessidade da educabilidade. Processo da educabilidade.
Projeto da educabilidade. Método da educabilidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i2.5412

Direitos autorais 2017 Almiro Schulz

 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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