República e miscigenação: o legado político e educacional de Rui Barbosa

Hélio Augusto de Rezende Filho, Adelmar Santos de Araújo

Resumo


Resumo: O presente estudo objetiva compreender o contexto de implantação
da república e suas implicações referentes à educação no Brasil e
a contribuição de Rui Barbosa neste processo. Como homem público, Rui
Barbosa apresentou seu projeto educacional na década de 1880 com base
nos pareceres: Reforma do Ensino Secundário e Superior e Reforma do
Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública.
Com vasta leitura, reflexão e pensamento ele não apenas se preocupou
com a abolição da escravidão no Brasil, mas também viu no processo
educacional, por seus valores históricos e culturais desde a instrução primária,
o efetivo liame significante da própria modernização das nossas
instituições, mas, sobretudo, o fato valorativo da adjunção da cidadania
com o trabalho, com efeito sobre a produção industrial no país.
Palavras-chave: República, Rui Barbosa, Miscigenação, Educação, Pareceres.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i2.5411

Direitos autorais 2017 Hélio Augusto de Rezende Filho, Adelmar Santos de Araújo

 

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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