A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade no ensino de matemática
Andréa Maturano Longarezi, Patrícia Lopes Jorge Franco
Resumo
Resumo: O artigo discute a formação do pensamento teórico sob a perspectiva histórico-cultural, pontuando alguns fundamentos, modos e condições didáticas orientadoras do processo de ensinar e de se apropriar do conhecimento, analisados na escola pública municipal, em Ituiutaba/MG, entre 2011-2014. A pesquisa de intervenção didático-formativa envolveu estudantes de 8º e 9º anos, com estudos formativos e atividades orientadoras de ensino na área da matemática e conceitos algébricos. Evidencia-se o enfoque didático e o papel importante que assume na organização do ensino para o desenvolvimento integral do estudante e não somente de conteúdos escolares, pois se focou, igualmente, no processo e produto.
Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural, didática, pensamento teórico, conceitos.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i2.5406
Direitos autorais 2017 Andréa Maturano Longarezi, Patrícia Lopes Jorge Franco
Rodapé - Educativa

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND
EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1
Visitantes - (04/09/2017 - 04/04/2021)
Fonte: Google Analytics.