Movimento conceitual proposto por Davýdov e colaboradores para o ensino

Josélia Euzébio da Rosa, Ademir Damazio

Resumo


Resumo: Investigou-se o movimento conceitual proposto por Davýdov e colaboradores para o ensino do conceito de número no primeiro ano escolar. Trata-se de uma pesquisa teórica cuja fonte de dados é a obra davydoviana. Nesta, o ponto de partida é a análise das relações entre grandezas discretas e contínuas de objetos e fenômenos reais. Nesse estágio, são revelados os elementos que compõem a relação universal que, na sequência, é modelada geometricamente e algebricamente, o que possibilita a redução do concreto ao abstrato. Posteriormente, no procedimento de ascensão do abstrato ao concreto, são introduzidos os números em sua significação aritmética, enquanto singularidade.

Palavras-chave: Teoria do Ensino Desenvolvimental. Davýdov. História Virtual. Matemática. Conceito de número.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i2.5405

Direitos autorais 2017 Josélia Euzébio da Rosa, Ademir Damazio

 

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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