Gestão escolar e trabalho coletivo: contribuição da teoria da atividade

Marta Sueli de Faria Sforni, Maria Terezinha Bellanda Galuch

Resumo


Resumo: Neste artigo busca-se refletir sobre o trabalho coletivo no espaço escolar. Para isso, recorre-se a escritos de Leontiev, para o qual a coletividade manifesta-se no compartilhamento físico e psíquico do que é comum entre as pessoas que realizam determinada atividade, havendo uma unidade entre o sentido pessoal de cada ação e o significado social da atividade. O trabalho coletivo na escola pode ser um meio de desenvolvimento dos sujeitos envolvidos, bem como de melhoria da atividade escolar se, orientando-se pelo significado social da instituição escolar, buscar a unidade entre as diferentes ações realizadas, não se restringindo ao aspecto formal da gestão democrática.

Palavras-chave: trabalho coletivo; Teoria da Atividade; gestão escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i2.5403

Direitos autorais 2017 Marta Sueli de Faria Sforni, Maria Terezinha Bellanda Galuch

 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

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