Teoria histórico-cultural e teoria do ensino desenvolvimental: bases para uma epistemologia psicológico-didática do ensino

Conteúdo do artigo principal

Sandra Valéria Limonta Rosa
Mara Cristina de Sylvio

Resumo

Resumo: O artigo apresenta considerações de ordem epistemológica sobre as contribuições da teoria histórico-cultural e da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino na Educação Básica. Defende-se a tese de que estas duas teorias formam uma epistemologia psicológico-didática que articula dialeticamente ensino e aprendizagem. Apresenta-se conceitos da teoria histórico-cultural e da teoria do ensino desenvolvimental, entendidos como nucleares para a compreensão destas teorias como uma epistemologia, buscando articulá-los ao ensino escolar, com destaque para: o papel da educação escolar no processo geral de desenvolvimento humano; a lei genética geral do desenvolvimento dos processos psíquicos superiores; a zona de desenvolvimento próximo; a mediação; o pensamento teórico e a atividade de estudo.
Palavras-chave: Teoria histórico-cultural. Teoria do ensino desenvolvimental. Atividade de estudo. Mediação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROSA, S. V. L.; SYLVIO, M. C. de. Teoria histórico-cultural e teoria do ensino desenvolvimental: bases para uma epistemologia psicológico-didática do ensino. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 419–448, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5393. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5393. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Sandra Valéria Limonta Rosa, FE/UFG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Marília); doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-doutora em Educação pela PUC-GO, sob a supervisão do Prof. Dr. José Carlos Libâneo. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo. Coordenadora, na FE/UFG, do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente e Educação Escolar (TRABEDUC).

Mara Cristina de Sylvio, FE/UFG

Licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG); mestre em Educação pela UFG; professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia-GO; pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente e Educação Escolar (TRABEDUC) da FE/UFG.