O Ofício do Mestre e a Formação do Homem em Rousseau

Aline de Fátima Sales Silva, Liliane Barros de Almeida, Ged Guimarães

Resumo


Resumo: Neste artigo, buscamos, em Jean-Jacques Rousseau, os fundamentos que constituem o trabalho do professor na proposta para a formação do homem. As questões postas em suas obras, particularmente em Emílio ou da Educação a respeito do professor, revelam princípios básicos de formação moral e política do homem na vida civil. Retomar a importância desses princípios e como eles poderiam ser pensados a partir da realidade no contexto atual da educação faz-se necessário para a crítica radical da sociedade, bem como da educação constituída.

Palavras-chave: Educação; formação; sociedade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i1.5025

Direitos autorais 2016 Aline de Fátima Sales Silva, Liliane Barros de Almeida, Ged Guimarães

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

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