O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação

José Wilson Rodrigues de Melo

Resumo


Resumo: O olhar docente sobre o livro didático situa a pesquisa sobre o pensamento dos/as professores/as. O objetivo do artigo é analisar as ideias dos professores para compreender o protagonismo do livro didático na organização curricular. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista semiaberta. A análise de conteúdo foi a técnica da análise de dados. Esta aproximação é possibilitada pelas técnicas do método. Os resultados apresentados seguem na disposição de alguns fragmentos do discurso dos docentes. A valorização do pensamento docente é importante para as políticas curriculares como manifestação das políticas educacionais.

Palavras-chaves: currículo em ação, pensamento docente, livro didático, políticas curriculares.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i1.5024

Direitos autorais 2016 José Wilson Rodrigues de Melo

Rodapé - Educativa
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

Visitantes - (04/09/2017 - 25/06/2020)

Fonte: Google Analytics.