Educação e Política Pública: caminhos históricos do Pronera

Maria Esperança Fernandes Carneiro, Lucia Helena Rincón Afonso, Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita

Resumo


Resumo: Nosso objetivo é contribuir com a reconstituição histórica, a sistematização e a publicização da criação e implantação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA Goiás. Apoiamo-nos na pesquisa documental, empírica e qualiquantitativa tendo por fundamento o materialismo histórico dialético. A discussão está centrada em três questões: a luta dos movimentos sociais do campo por educação e apropriação de uma base científica de conhecimentos; as contradições no capitalismo das educações como ponto importante na luta de classe, assim como suas principais características elitistas e discriminadoras; e a historicização e criação do INCRA/PRONERA Nacional e Regional Goiás.

Palavras-chave: Políticas Públicas; PRONERA, Movimentos Sociais do Campo; Educação do Campo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i1.5023

Direitos autorais 2016 Maria Esperança Fernandes Carneiro, Lucia Helena Rincón Afonso, Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

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