Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático

Conteúdo do artigo principal

Wellington Lima Cedro
Manoel Oriosvaldo de Moura

Resumo

Resumo: A educação matemática é um campo de conhecimento que vive um processo de construção e elaboração de suas bases epistemológicas e ontológicas. Nesse sentido, as discussões metodológicas constituem-se fundamentais para a área. Por isto, a escolha de uma determinada metodologia que possa contribuir para a resolução de um problema, torna-se um momento crucial para o desenvolvimento de uma pesquisa. Com o intuito de contribuir para esse momento fundamental do processo de investigação, este trabalho apresenta um dos possíveis caminhos metodológicos para a pesquisa que tem como principal foco investigativo o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula de matemática: o experimento didático. Partindo, então, de um relato de uma investigação sobre o ensino da álgebra para crianças da educação básica, definiremos e caracterizaremos esta proposta metodológica. Além disso, abordaremos as principais contribuições e as dificuldades que permeiam uma atividade investigativa desenvolvida sobre as bases teóricas do experimento didático.

Palavras-chave: experimento didático; pesquisa na sala de aula; metodologias de pesquisa; ensino de álgebra; atividades de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CEDRO, W. L.; MOURA, M. O. de. Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 1, p. 121–138, 2016. DOI: 10.18224/educ.v19i1.5019. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5019. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Wellington Lima Cedro, IME/UFG

Doutor em educação (ensino de ciências e matemática); docente do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG), Goiânia, Goiás. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica GEPAPe/FEUSP.

Manoel Oriosvaldo de Moura, GEPAPe-FEUSP

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe-FEUSP).