Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático

Wellington Lima Cedro, Manoel Oriosvaldo de Moura

Resumo


Resumo: A educação matemática é um campo de conhecimento que vive um processo de construção e elaboração de suas bases epistemológicas e ontológicas. Nesse sentido, as discussões metodológicas constituem-se fundamentais para a área. Por isto, a escolha de uma determinada metodologia que possa contribuir para a resolução de um problema, torna-se um momento crucial para o desenvolvimento de uma pesquisa. Com o intuito de contribuir para esse momento fundamental do processo de investigação, este trabalho apresenta um dos possíveis caminhos metodológicos para a pesquisa que tem como principal foco investigativo o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula de matemática: o experimento didático. Partindo, então, de um relato de uma investigação sobre o ensino da álgebra para crianças da educação básica, definiremos e caracterizaremos esta proposta metodológica. Além disso, abordaremos as principais contribuições e as dificuldades que permeiam uma atividade investigativa desenvolvida sobre as bases teóricas do experimento didático.

Palavras-chave: experimento didático; pesquisa na sala de aula; metodologias de pesquisa; ensino de álgebra; atividades de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i1.5019

Direitos autorais 2016 Wellington Lima Cedro, Manoel Oriosvaldo de Moura

Rodapé - Educativa
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

Visitantes - (04/09/2017 - 25/06/2020)

Fonte: Google Analytics.