Educação Inclusiva e Cidadania: o desenho como forma de acesso aos significados das experiências de crianças com necessidades especiais
DOI:
https://doi.org/10.18224/educ.v19i1.5018Resumo
Resumo: A proposta do artigo é a de apresentar questões e reflexões sobre Educação Inclusiva, a partir da pesquisa desenvolvida pela autora. O direito ao ensino regular tem possibilitado às crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais. O artigo também focaliza a desenho infantil como possibilidade de acesso aos significados das experiências inclusivas para crianças com necessidades educativas especiais. Narrativas espontâneas sobre o desenho possibilitam a compreensão de idéias, a comunicação da criança sobre si mesma, sobre suas experiências e sua imaginação. As verbalizações da criança possibilitam informações sobre os significados dos desenhos e das experiências de crianças com necessidades educativas especiais em educação inclusiva, que tem em nossos tempos um importante papel no desenvolvimento das interações sociais. Palavras-chave: Educação Inclusiva, Desenho, Necessidades Educativas Especiais, Imaginação, Interações Sociais.Downloads
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Publicado
27.09.2016
Como Citar
FREITAS, N. K. Educação Inclusiva e Cidadania: o desenho como forma de acesso aos significados das experiências de crianças com necessidades especiais. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 1, p. 99–119, 2016. DOI: 10.18224/educ.v19i1.5018. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5018. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos Temáticos