Educação Inclusiva e Cidadania: o desenho como forma de acesso aos significados das experiências de crianças com necessidades especiais

Neli Klix Freitas

Resumo


Resumo: A proposta do artigo é a de apresentar questões e reflexões sobre Educação Inclusiva, a partir da pesquisa desenvolvida pela autora. O direito ao ensino regular tem possibilitado às crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais. O artigo também focaliza a desenho infantil como possibilidade de acesso aos significados das experiências inclusivas para crianças com necessidades educativas especiais. Narrativas espontâneas sobre o desenho possibilitam a compreensão de idéias, a comunicação da criança sobre si mesma, sobre suas experiências e sua imaginação. As verbalizações da criança possibilitam informações sobre os significados dos desenhos e das experiências de crianças com necessidades educativas especiais em educação inclusiva, que tem em nossos tempos um importante papel no desenvolvimento das interações sociais.

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Desenho, Necessidades Educativas Especiais, Imaginação, Interações Sociais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i1.5018

Direitos autorais 2016 Neli Klix Freitas

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

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