Brincadeiras no Parque: sentidos produzidos a partir de vivências na educação infantil
Resumo
Resumo: Considerando as assertivas sobre o brincar na constituição do trabalho educativo na Educação Infantil, neste texto sintetizamos pesquisa, articulada à extensão, buscando compreender os sentidos atribuídos pelas crianças às brincadeiras no parque. Com ancoragem em pressupostos teórico-metodológicos de Bakhtin e Vigostsky, numa abordagem qualitativa exploratória, o estudo envolveu uma turma de crianças de uma instituição de Educação Infantil num município do Espírito Santo, produzindo relatórios das vivências com as crianças, desenhos e fotografias acerca do parque. Os dados indicam a multiplicidade de sentidos produzidos nas vivências, marcando a relevância do parque como espaço privilegiado de interação e brincadeira.
Palavras-Chave: Brincadeira. Educação Infantil. Formação de professores. Parque.
Palavras-Chave: Brincadeira. Educação Infantil. Formação de professores. Parque.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i1.5013
Direitos autorais 2016 Valdete Côco, Leticia Cavassana Soares
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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1