UNIVERSIDADE BRASILEIRA: BREVES NOTAS E CONSIDERAÃ?Ã?ES

Conteúdo do artigo principal

Lena Castello Branco Ferreira de Freitas

Resumo

Resumo: Enfoca-se o processo evolutivo do ensino superior no Brasil. Parte-se da análise dos condicionamentos históricos e sociais que imprimiram características e ritmo próprio à universidade brasileira. � estudada a Reforma Universitária deflagrada pela Lei 5440/68, seus pressupostos teóricos e as inovações introduzidas no sistema de ensino superior. � guisa de depoimento, o texto conclui-se com reminiscências pessoais sobre a implantação da Reforma Universitária instituída pela Lei n. 5.540/ 68, no âmbito do Conselho Federal de Educação, no qual a autora atuou como conselheira de 1970 a 1976.

Palavras-chave: História e educação; Educação Brasileira e Universidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FREITAS, L. C. B. F. de. UNIVERSIDADE BRASILEIRA: BREVES NOTAS E CONSIDERAÃ?Ã?ES. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 2, p. 603–631, 2016. DOI: 10.18224/educ.v18i2.4564. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4564. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Lena Castello Branco Ferreira de Freitas, UFG

Doutora em História pela USP. Professora titular (aposentada) da UFG. Membro suplente do Conselho Federal de Educação, em exercício de 1970 a 1976. Diretora Geral do INEP/MEC. Assessora do Gabinete do Ministro de Estado da Cultura e Coordenadora Geral do Projeto Alcântara (MA). Conselheira do Conselho de Cultura do Estado de Goiás, do qual foi Vice-Presidente. Sócia Emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Sócia fundadora da Academia Feminina de Leras e Artes de Goiás e da Sociedade Brasileira de História da Medicina. Sócia Titular da Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes. Sócia correspondente da Academia Belavistense de Ciências, Letras e Artes.