A ANFOPE e a Base Comum Nacional: uma leitura da construção histórica articulada

Conteúdo do artigo principal

Teresa Cristina Barbo Siqueira
Maria Esperança Fernandes Carneiro
Lúcia Helena Rincón Afonso
Maria Cristina Dutra Mesquita

Resumo

Resumo: Neste artigo apresentam-se reflexões sobre o processo histórico de discussão da construção de uma Base Comum Nacional para a formação de pedagogos no Brasil. O eixo norteador é a ação do movimento social de educadores/as no período de reconstrução democrática, nas últimas décadas do século XX. Destaca-se a participação daqueles/as que se envolveram na Comissão Nacional de Reformulação dos Cursos de Formação do Educador (CONARCFE) e na Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Trata-se de pesquisa documental e resgate de relatos de professores que contribuíram historicamente para a criação da ANFOPE. Pontua-se a questão de gênero.

Palavras-Chave: Base Comum Nacional, Pedagogia, ANFOPE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SIQUEIRA, T. C. B.; CARNEIRO, M. E. F.; AFONSO, L. H. R.; MESQUITA, M. C. D. A ANFOPE e a Base Comum Nacional: uma leitura da construção histórica articulada. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 2, p. 425–452, 2016. DOI: 10.18224/educ.v18i2.4557. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4557. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Teresa Cristina Barbo Siqueira, PUC Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás â PUC Goiás; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás.

Maria Esperança Fernandes Carneiro, PUC Goiás

Doutora em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo â PUC / SP; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado e Doutorado, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás â PUC Goiás.

Lúcia Helena Rincón Afonso, PUC Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC Goiás; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado e Doutorado, da PUC Goiás.

Maria Cristina Dutra Mesquita, PUC Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás â PUC Goiás; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado e Doutorado, da PUC Goiás.