RIEN NE VAUT LA CHALEUR DE LA PRSENCE HUMAINE: ENCURTANDO A DISTNCIA TRANSACIONAL

Lia Raquel Oliveira

Resumo


Resumo: Conteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofisticado de atividades significativas, situadas em contextos específicos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada ? inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito ?, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor.

Palavras-chave: pedagogia universitária; pedagogia online; ensino a distância; distância transacional; novas literacias.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v18i1.4265

Direitos autorais 2015 Educativa

 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

Flag Counter