A FUN��O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAG�GICA <i>ONLINE</i>

Conteúdo do artigo principal

Joana Peixoto
Cláudia Helena dos Santos Araújo

Resumo

Resumo: A prática pedagógica online aqui é analisada tomando por base a problemática da incorporação das tecnologias digitais em rede pelas políticas públicas educacionais, a massificação dos processos educacionais e a organização do trabalho pedagógico mediado por tecnologias. A adoção do modelo fordista pelo programa governamental para a EAD (Sistema UAB), a prevalência de referenciais teóricos baseados no campo da comunicação e a atribuição de uma centralidade nos aspectos técnicos orientam as reflexões aqui propostas. Diante deste posicionamento e com base na teoria histórico-cultural e seus desdobramentos, propomos uma reflexão sobre as tecnologias digitais em rede como mediadoras entre sujeitos e seu contexto.

Palavras-chave: Tecnologias e educação. Educação a distância. Docência online. Artefatos e instrumentos. Ação mediadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEIXOTO, J.; ARAÚJO, C. H. dos S. A FUNÃ?Ã?O MEDIADORA DE INSTRUMENTOS NA PRÁTICA PEDAGÃ?GICA <i>ONLINE</i>. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 1, p. 45–60, 2015. DOI: 10.18224/educ.v18i1.4254. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4254. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Joana Peixoto

Doutora em Ciências da Educação (Universidade Paris 8). Pesquisadora do Kadjót - Grupo de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e professora colaboradora no Programa de Pós-graduação da PUC-Goiás.

Cláudia Helena dos Santos Araújo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás). Membro do grupo de pesquisa KADJÃT -  Grupo de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação. Docente e pesquisadora do Instituto Federal de Goiás (IFG).