MEDIAO PEDAGGICA COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAO

Beatriz Aparecida Zanatta, Maria Aparecida Candine de Brito

Resumo


Resumo: O artigo aborda o processo de mediação pedagógica nas ações educativas com o uso das tecnologias digitais, a partir das contribuições de Vygotsky e de autores que discutem a temática do ponto de vista pedagógico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ancorada no entendimento das tecnológicas digitais como integrantes do conjunto das mediações culturais que caracterizam o processo de ensino e aprendizagem. As reflexões teóricas de Vygotsky e seguidores contribuem para o entendimento das tecnologias digitais como instrumentos tecnológicos, simbólicos e culturais de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Mediação. Mediação pedagógica. Tecnologias digitais. Teoria histórico-cultural.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v18i1.4248

Direitos autorais 2015 Educativa

 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis B1

Visitantes - (01/01/2006 - 20/11/2018)
País Usuários
Brasil 15.020 - 90,19%
Estados Unidos 395 - 2,37%
França 284 - 1,71%
Portugal 214 - 1,29%
Moçambique 112 - 0,67%
Angola 106 - 0,64%
Espanha 48 - 0,29%
Reino Unido 47 - 0,28%
Alemanha 32 - 0,19%
Total 16.577

Fonte: Google Analytics