Infâncias e crianças sob o olhar de Portinari

Conteúdo do artigo principal

Keyla Andrea Santiago Oliveira
Pollyanna Rosa Ribeiro

Resumo

Este trabalho tem por objetivo extrair elementos para compreender as infâncias retratadas pelo artista Cândido Portinari em duas de suas obras que datam da década de 30: Ronda Infantil (1932) e Futebol (1935). Dentre uma imensa gama que compõe o acervo do pintor, as duas telas acima citadas capturaram o olhar das autoras. Diante disso, discutimos o olhar como objeto pulsional a partir de Lacan (1985), bem como questionamos os traçados, as cores e as nuances apresentadas pelo artista. Buscamos estabelecer relações entre a proposição de Portinari nessas obras e as concepções de infâncias que compõem o imaginário brasileiro atual.

Palavras-chave: Portinari, infâncias, crianças, olhar, brincadeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, K. A. S.; RIBEIRO, P. R. Infâncias e crianças sob o olhar de Portinari. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 2, p. 453–470, 2015. DOI: 10.18224/educ.v17i2.3955. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3955. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Keyla Andrea Santiago Oliveira, UFG/UEM

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás -UFG; Professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEM.