Notas breves sobre a infância nos contos de Clarice Lispector

Conteúdo do artigo principal

Flavia Trocoli

Resumo

Este texto parte do pressuposto segundo o qual se lê um texto sempre em relação a outro, implícita ou explicitamente, e propõe-se a indicar caminhos para pensar os modos de representação da infância em alguns textos de Clarice Lispector. Dessa proposta, apreende-se que a infância em Lispector sempre se desvia da idealização e da moral instituída e, seguindo esta vertente afastada de toda simplificação, mostrarei também que, também ao escrever para crianças, a autora coloca em cena sofisticados procedimentos narrativos.

Palavras-Chave: Clarice Lispector; Infância; Literatura Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
TROCOLI, F. Notas breves sobre a infância nos contos de Clarice Lispector. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 2, p. 385–408, 2015. DOI: 10.18224/educ.v17i2.3947. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3947. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Flavia Trocoli, Unicamp

Doutora em Teoria da História Literária pela UNICAMP; Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Centro de Pesquisas Outrarte / IEL/ UNICAMP.