<b>Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): os caminhos das políticas pública educaconais nacionais do ensino médio</b>

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Sonia Teresinha Biasus
Marilda Pasqual Schneider

Resumo

Resumo: A avaliação dos sistemas de ensino se consolida como um produto padrão de administração pública pelo qual as políticas sociais se orientam. Com o intuito de regular a qualidade do ensino ofertado, nas últimas décadas,
políticas de avaliação de sistemas e escolas ganham espaço no contexto educacional brasileiro. O texto em pauta tem por objetivo analisar a política de avaliação preconizada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seus impactos no processo educativo de jovens estudantes. Para dar conta dessa tarefa, apresenta e discute, inicialmente, o conceito de avaliação,
situando-a no campo da política educacional, tendo em vista elucidar o cenário no qual as avaliações do Ensino Médio se encontram inseridas. Em um segundo momento, caracteriza o Ensino Médio no contexto histórico brasileiro e analisa, pelo recurso da análise de conteúdo, documentos oficiais
que normatizam o Enem, desde a sua criação (1998) no contexto da política educacional, com o intuito de apreender os aspectos basilares do Exame. Por fim, busca captar percepções de sujeitos escolares, nomeadamente docentes e
discentes, acerca do Enem e de seus possíveis impactos no processo educativo por eles vivenciados na disciplina de Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Exame Nacional de Ensino Médio, políticas públicas, ensino médio.

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Como Citar
BIASUS, S. T.; SCHNEIDER, M. P. <b>Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): os caminhos das políticas pública educaconais nacionais do ensino médio</b>. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 1, p. 223–251, 2014. DOI: 10.18224/educ.v17i1.3604. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3604. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos