Concepções Sobre Inteligência de Professores Universitários

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Gustavo Villamizar Acevedo
Roberto Donoso Torres

Resumo

Resumo: Há anos os homens tem criado uma série de teorias para tratar de explicar o que se entende por inteligência, essas teorias podem ser agrupadas em duas grandes
categorias: implícita e explícita. Com o objetivo de conhecer o que pensa um grupo de docentes universitários, foram elaboradas duas entrevistas, uma não-estruturada
e outra estruturada com roteiro, as quais foram aplicadas a 22 docentes de uma universidade privada de Bucaramanga. Os resultados mostram que os entrevistados
acreditam que a inteligência é uma capacidade que permite raciocinar, analisar, aprender, pensar, adaptar-se e resolver problemas. Também acreditam na existência de
múltiplas inteligências, inerentes ao homem; que não existem diferenças de gênero; que pode ser incrementada, e que não é apenas resultado de um teste.
Palavras-chave: Teorias explícitas. Teorias implicadas. Entrevista. Inteligência.

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Como Citar
ACEVEDO, G. V.; TORRES, R. D. Concepções Sobre Inteligência de Professores Universitários. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 16, n. 2, p. 319–335, 2014. DOI: 10.18224/educ.v16i2.3094. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3094. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate