A Inserção das Crianças de Seis Anos no Ensino Fundamental: Exemplo de Desrespeito à Infância

Marli Lúcia Tonatto Zibetti

Resumo


o texto tem por objetivo discutir a inserção das crianças de seis anos no ensino fundamental. Os dados foram obtidos em pesquisa desenvolvida na rede estadual de ensino em Rolim de Moura ? RO e são apresentados sob o formato de uma crônica
que descreve os procedimentos adotados na implantação do ensino fundamental de nove anos na referida rede. A análise toma como referencial teórico os processos de
escolarização da infância e os direitos das crianças, apontando para a necessidade de construção de uma pedagogia da infância que supere a cisão existente entre educação infantil e ensino fundamental.

Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Ensino Fundamental

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/educ.v15i1.2442

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EDUCATIVA | Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | e-ISSN 1983-7771 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

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