A Difusão dos Saberes e Práticas Escolares na Pedagogia Nova: o livro como dispositivo estratégico

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Virginia Sales Gebrim

Resumo

Esse trabalho objetiva explicitar as possíveis relações entre a pedagogia nova no Brasil e o florescimento no mercado editorial brasileiro, nas primeiras décadas do século XX, de projetos de natureza educativa. Nesse período destacamse iniciativas de educadores como Fernando de Azevedo e Lourenço Filho, entre outros, que criaram, fomentaram e organizaram coleções pedagógicas, dirigidas especialmente aos professores. Ressalto nesse estudo que essas coleções funcionaram como dispositivos estratégicos de conformação, ou melhor, de divulgação e disseminação de saberes e práticas escolares identificadas com uma filosofia educacional: a pedagogia nova.

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Como Citar
GEBRIM, V. S. A Difusão dos Saberes e Práticas Escolares na Pedagogia Nova: o livro como dispositivo estratégico. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 10, n. 1, p. 85–95, 2007. DOI: 10.18224/educ.v10i1.176. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/176. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos