A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino

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Yves Lenoir
Joana Peixoto
Cláudia Helena dos Santos Araújo

Resumo

Resumo: este artigo apresenta os dois conceitos centrais do quadro conceitual implementado
para analisar as práticas de ensino em seu contexto e em sua complexidade â?? os conceitos de intervenção educativa e de mediação. Lembra, num primeiro momento, os motivos que levaram à escolha da expressão â??intervenção educativaâ?. Num segundo momento, distingue a perspectiva empírica, operacional e pragmática que caracteriza, no uso, esta expressão e sua apreensão como construto teórico, sublinhando, particularmente,
os diferentes atributos. Enfim, num terceiro momento, apresenta o conceito de mediação, por um lado, com base em sua especificidade histórico-social e dialética em todo o processo de objetivação e, por outro, estabelecendo a distinção complementar
entre a mediação cognitiva, que diz respeito ao sujeito que aprende, e a mediação pedagógico-didática, que se refere ao professor.
Palavras-chave: mediação cognitiva; mediação pedagógico-didática, intervenção educativa.

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Como Citar
LENOIR, Y.; PEIXOTO, J.; ARAÚJO, C. H. dos S. A Intervenção Educativa, um Construto Teórico para Analisar as Práticas de Ensino. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 1, p. 9 a 38, 2011. DOI: 10.18224/educ.v14i1.1614. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1614. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos