A Escolástica na Divina Comédia de Dante Alighieri

Conteúdo do artigo principal

Osmar Nascimento de Oliveira
Terezinha Oliveira

Resumo

Resumo: este estudo é uma análise da Divina comédia de Dante Alighieri (1265-1321) à luz da Escolástica, fio condutor teórico por meio do qual os homens se expressavam na Idade Média. A divina comédia é considerada pelos estudiosos da literatura e da história como a fundadora da literatura e da língua italiana, bem como, o mais completo compêndio sobre a civilização ocidental na Baixa Idade Média, escrita entre 1310 e 1321. Nela Dante coloca a si próprio como personagem em uma peregrinação através do Inferno e do Purgatório, conduzido pelo poeta Virgílio e, através do Céu pela bela Beatriz. Na medida em que vai conhecendo os recintos mais profundos de cada um desses locais, Dante encontra vários personagens históricos reais e imaginários que são classificados
pelo autor, em cada um desses locais, de acordo com os respectivos méritos ou pecados de cada um. Nossa intenção é conhecer melhor a civilização do período medieval, a própria obra e as influências que a Escolástica exerceu em seus versos.

Palavras-chave: história da educação medieval, Dante, Escolástica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, O. N. de; OLIVEIRA, T. A Escolástica na Divina Comédia de Dante Alighieri. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 13, n. 2, p. 233–246, 2011. DOI: 10.18224/educ.v13i2.1587. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1587. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos