Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos

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Hamilton Viana Chaves
Veriana de Fátima Rodrigues Colaço

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel das estratégias de mediação utilizadas por surdos, quando estes construíam conhecimento compartilhado. O estudo, realizado num centro de apoio ao surdo, com apenas duas duplas daquela instituição, teve enfoque etnográfico. Foram filmadas as atividades das duplas e seguiu-se à  transcrição do material destinado à  análise microgenética. Tomou-se como unidade de análise a atividade discursiva dos alunos. As teorias que orientaram este trabalho foram a teoria histórico-cultural, de Vygotski, e a teoria da linguagem, de Bakhtin. Analisamos as diferentes estratégias para as operações de soma e divisão no âmbito das funções psicológicas superiores. O estudo das estratégias permitiu realizar uma reflexão em torno da idéia de que a psicologia poderia estabelecer como foco a experiência visual dos surdos, discurso este para além da deficiência.

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Como Citar
CHAVES, H. V.; COLAÇO, V. de F. R. Estratégias de Mediação e Construção Compartilhada de Conhecimento entre Surdos. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 13, n. 1, p. 131–147, 2010. DOI: 10.18224/educ.v13i1.1249. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1249. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos