A Psicanálise como Espiritualidade Não-religiosa: uma aproximação

Conteúdo do artigo principal

Cleber Lizardo de Assis

Resumo

Resumo: propõe-se que seja a Psicanálise, além de um procedimento, método e teoria, uma forma de Espiritualidade Não-Religiosa. Faz-se análise de autores psicanalistas que tratam da Psicanálise dentro da tradição judaica, da dissensão entre doxa e episteme em Freud e aponta-se uma aproximação interpretativa das lacunas subjetivas no discurso freudiano (seu dizer-desdizer sobre a religião), sobre os quais operamos uma análise.
Palavras-chave: Psicanálise. Espiritualidade. Religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE ASSIS, C. L. A Psicanálise como Espiritualidade Não-religiosa: uma aproximação. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 2, p. 371–386, 2016. DOI: 10.18224/cam.v14i2.5154. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5154. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Cleber Lizardo de Assis, FACIMED-RO

Teólogo, Mestre em Psicologia/PUCMG; Doutor em Psicologia/USAL-AR; Docente do curso de Psicologia da FACIMED-RO; Pesquisador-Coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos Psicossociais Regionais/ UNESC-RO e Integrante do Grupo de Pesquisas Práticas de Saúde em Clínica Ampliada na contemporaneidade/PUCMG.