Religião e Gênero: autopercepção da mulher na romaria de Bom Jesus da Lapa

Conteúdo do artigo principal

Sandra Célio Coelho Gomes da Silva S. de Oliveira
Carolina Teles Lemos

Resumo

Resumo: apresenta-se uma análise da auto percepção da mulher na Romaria do Bom Jesus da Lapa, que se realiza há 323 anos, enfatizando a perspectiva de gênero. Os sujeitos da pesquisa são mulheres romeiras que se enquadram na faixa etária entre 50 e 70 anos de idade e participam, há mais de cinco anos consecutivos da Romaria, pertencentes a cinco Estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Goiás) que registram um maior índice de participação nesse evento religioso. Utilizamos como metodologia a observação participante e a entrevista semiestruturada. Entende-se que a Romaria se apresenta como um espaço de alternância entre a permanência e a transformação da identidade de gênero oriunda do patriarcalismo.
Palavras-chave: Romaria. Gênero. Patriarcado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
S. DE OLIVEIRA, S. C. C. G. da S.; LEMOS, C. T. Religião e Gênero: autopercepção da mulher na romaria de Bom Jesus da Lapa. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 2, p. 451–468, 2016. DOI: 10.18224/cam.v14i2.5136. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5136. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Sandra Célio Coelho Gomes da Silva S. de Oliveira, PUC Goiás

Doutora em Ciências da Religião pela PUC Goiás; Professora titular na UNEB.

Carolina Teles Lemos, PUC Goiás

Doutora em Ciências da Religião pela UMESP; Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás.