Igrejas Domésticas: lugar de acolhida, partilha e celebração na Casa de Mulheres

Conteúdo do artigo principal

Marlene Crüsemann
Ivoni Richter Reimer

Resumo

Resumo: as muitas igrejas domésticas nas cidades do Império Romano caracterizavam-se pela concepção de irmandade, no sentido de serem compostas por irmãos e irmãs, que questionava a ideologia patriarcal da casa/oikos naquele contexto. Como irmãos e irmãs e “em Cristo“, buscavam superar, como comunidades messiânicas, relações de submissão e opressão, justamente também nas famílias, que se abriam e se reorganizavam como comunidades eclesiais. Estas se constituíam e se sustentavam com base nos textos e tradições judaicos e nas tradições acerca de Jesus, o Messias judeu, anunciado e confessado por homens e mulheres, como Paulo, Priscila e Áquila em suas missões.
Palavras-chave: Igrejas domésticas. Relações irmanais. Mulheres. Paulo. Novo Testamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CRÜSEMANN, M.; REIMER, I. R. Igrejas Domésticas: lugar de acolhida, partilha e celebração na Casa de Mulheres. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 1, p. 179–190, 2016. DOI: 10.18224/cam.v14i1.4835. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/4835. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Marlene Crüsemann, Universidade de Kassel

Doutora em Filosofia/Teologia pela Universidade de Kassel. Pesquisa e publica na área de exegese do Novo Testamento, de interpretação sociohistórica e feminista da Bíblia. Co-organizadora da Bibel in gerechter Sprache e autora de vários textos. Entre eles, encontram-se Die pseudoepigraphen Briefe an die Gemeinde in Thessalonik, tema de sua tese. Publicou texto acerca das igrejas domésticas em Bibel und Kirche, v. 70 (2015).

Ivoni Richter Reimer, PUC Goiás

Doutora em Filosofia/Teologia pela Universidade Kassel. Pós-doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina.Docente na Pontifícia Universidade de Goiás.