Exegese Bíblica: vantagens, desvantagens, limites e contribuições na interpretação moderna da Bíblia

Conteúdo do artigo principal

Maria Aparecida de Andrade Almeida
Pedro Paulo A. Funari

Resumo

Resumo: o presente artigo procura tratar da contribuição da Exegese Bíblica para a Interpretação Moderna da Bíblia. Começa por definir a diferença entre Exegese e hermenêutica, iniciada no âmbito teológico, mas que logo se expandiu para a moderna Filologia, Fisologia e História. Prossegue traçando um breve itinerário histórico da exegese bíblica para desembocar na complexidade dos métodos atuais de interpretação da Bíblia, todos eles apresentando vantagens, desvantagens, limites e contribuições. Porém, se detém na contribuição do Método Hitórico-Crítico por colocar o estudo bíblico numa discussão secular. Embora o Método Histórico-Crítico seja bastante criticado é, no mínimo, um ponto de partida e não deve ser rejeitado. A importância da exegese bíblica, para não dizer de sua necessidade, reside no fato de que ela possibilita uma compreensão mais exata do sentido de um texto bíblico, e, por conseguinte, fornece bases para uma construção teológica melhor fundamentada.
Palavras-chave: Bíblia. Exegese. Hermenêutica. Método histórico-crítico. Vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ALMEIDA, M. A. de A.; FUNARI, P. P. A. Exegese Bíblica: vantagens, desvantagens, limites e contribuições na interpretação moderna da Bíblia. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 1, p. 45–57, 2016. DOI: 10.18224/cam.v14i1.4823. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/4823. Acesso em: 19 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Maria Aparecida de Andrade Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Pós-Doutor em História e Arqueologia pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora e Mestre em Ciências da Religião/Literatura e Religião nsoleno Mundo Bíblico pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté.Tem experiência nas áreas Teológica e Bíblica, atuando nos campos Educacional e Pastoral. Integrante do Grupo de Pesquisa Arqueologia da Repressão e da Resistência; Bolsista FAPESP.

Pedro Paulo A. Funari, IFCH, Unicamp

Professor no Departamento de História, IFCH, Unicamp. Bolsista de produtividade do CNPq. Tutor do estágio de pós-doutoramento de Haroldo Reimer.