Ateísmo e Religião em Ludwig Feuerbach: uma aposta na essencialidade do humano

Conteúdo do artigo principal

Clóvis Ecco
José Reinaldo Felipe Martins Filho

Resumo

Resumo: através desta incursão procuramos apontar algumas chaves de leitura para repensarmos o fenômeno do ateísmo, por ora vislumbrado a partir de uma de suas principais bases teóricas no século XIX, qual seja, a filosofia de Ludwig Feuerbach. Marcando sua distância em relação às demais críticas à religião, cujo núcleo de interesses geralmente se desenvolvia ao redor da inexistência de Deus, Feuerbach defende o reconhecimento de uma orfandade originária, única possibilidade capaz de reconduzir-nos rumo à essencialidade do humano. A religião é, nesse sentido, a principal forma de expressão desta essência, sendo que seu objeto não é Deus, mas o próprio homem. Toda projeção é, portanto, introjeção, a busca por uma interioridade perdida.
Palavras-chave: Religião. Deus; Ateísmo. Ludwig Feuerbach.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ECCO, C.; MARTINS FILHO, J. R. F. Ateísmo e Religião em Ludwig Feuerbach: uma aposta na essencialidade do humano. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 2, p. 325–342, 2016. DOI: 10.18224/cam.v14i2.5127. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5127. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Clóvis Ecco, PUC Goiás

Doutor em Ciências da Religião pela PUC Goiás, Graduação em Filosofia, Teologia e especialização em Psicopedagogia. É professor titular e coordenador do Programa stricto sensu em ciências da religião da PUC Goiás. Pesquisa sobre Antropologia da Religião e Ateísmos Contemporâneos.

José Reinaldo Felipe Martins Filho, PUC Goiás

Doutorando em Ciências da Religião pela PUC Goiás. Mestre em Filosofia (2014) e em Música (2016), ambos pela UFG. Especialista em Sociologia da Religião pelo Centro Universitário Claretiano. Graduado em Filosofia e em Teologia. Professor de Filosofia na PUC Goiás e no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG).