Além dos @teísmos na contemporaneidade

Conteúdo do artigo principal

Eleno Marques de Araújo
Mariosan de Souza Marques

Resumo

Este artigo faz um percorrido das formulações teóricas e práticas, na contemporaneidade, dos ateísmos em contraposição ao teísmo medieval. Procura-se refletir sobre o caldeirão cultural ateu florescido na modernidade, de alguma forma confrontado no projeto filosófico do pós-modernismo, sobrevivendo na pós-modernidade e subsistindo na transmodernidade. O cenário da contemporaneidade é de @teísmos, isto é, de ateísmos e teísmos que se confrontam na arena digital de forma light, ao menos no âmbito das formulações teóricas, e se apresenta como uma provocação para a reflexão sobre a importância positiva das correntes ateias como uma instância crítica sobre as religiões e seus valores, bem como seus possíveis desvios, na busca de um diálogo respeitoso.

Palavras-chave: Ateísmos. Modernidade. Pós-modernidade. Transmodernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE ARAÚJO, E. M.; MARQUES, M. de S. Além dos @teísmos na contemporaneidade. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 2, p. 309–324, 2016. DOI: 10.18224/cam.v14i2.5126. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5126. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Eleno Marques de Araújo, Unifimes

Doutor em Ciências da Religião – PUC-GOIÁS. Professor Adjunto e Diretor de Ensino UNIFIMES – Centro Universitário de Mineiros – Go.

Mariosan de Souza Marques, PUC Goiás

Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico – Roma. Professor na Pontifícia Universidade Católica – GO.