O MESSIAS DERROTADO COMO CHAVE DE LEITURA DO MESSIANISMO DOS POBRES: O CASO GALILÃ?IA

Conteúdo do artigo principal

Luiz Alexandre Rossi

Resumo

Resumo: pensamos a partir da lógica dos vencedores e da vitória. Nessa lógica, Deus e o seu Messias se encontram ao lado daqueles que são vitoriosos em meio a uma multidão de derrotados. O conceito de Messias passa a ser representado a partir da lógica daquele que detém o domínio socioeconômico-político. Nessa representação Deus sempre é exteriorizado como representante do rico e do dominador. Agora, tanto o céu quanto a terra passam para o controle dos ricos. Suas portas são severamente vigiadas e não é possível a entrada de qualquer um. A vítima deixa de ter direitos no céu como na terra. A diminuição de seus direitos na terra é o mais justo reflexo da realidade celestial. Consequentemente, Deus e o seu Messias não estão mais ao lado dos pobres e excluídos. A lógica perversa nos impede de ver com clareza que a sorte dos mais fracos e pobres da sociedade é justamente a medida do êxito de qualquer sociedade. A releitura do messianismo de Jesus, proposta neste artigo, encontra a sua mais franca expressão na opção pela classe oprimida que nasce da fé num messias que não vence, mas nem por isso deixa de ser solidário.
Palavras-chave: Messianismo. Pobre. Galiléia. Solidariedade. Vitória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROSSI, L. A. O MESSIAS DERROTADO COMO CHAVE DE LEITURA DO MESSIANISMO DOS POBRES: O CASO GALILÃ?IA. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 13, n. 2, p. 305–321, 2015. DOI: 10.18224/cam.v13i2.4293. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/4293. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Luiz Alexandre Rossi, PUCPR

Pós-doutor em Teologia pelo Fuller Theological Seminary). Pós-doutor em História Antiga pela UNICAMP. Doutor em Ciências Sociais e Religião pela UMESP. Professor e pesquisador no Mestrado e Doutorado em Teologia da PUCPR. Coordenador da graduação em Teologia da PUCPR.