O REI COMO JUIZ DE POBRES, �RF�OS E VI�VAS, EM PROV�RBIOS DO ANTIGO ORIENTE M�DIO E DA BÍBLIA

Conteúdo do artigo principal

Valmor da Silva

Resumo

Resumo: apresenta criticamente o rei, no Antigo Oriente Médio e na Bíblia Hebraica, principalmente na literatura sapiencial proverbial, na sua função primordial como juiz que deve defender a causa de pobres, órfãos e viúvas. Apresenta a ideologia real que moldou as monarquias do Antigo Oriente Médio, principalmente na Mesopotâmia e no Egito, centradas na necessidade da prática da justiça e do direito, ideologia esta que moldou muitos textos bíblicos. Analisa em seguida alguns textos do Antigo Oriente Médio, relativos à função do rei, na prática da justiça, concretamente com relação a pobres, órfãos e viúvas. Concentra-se, mais demoradamente, na apresentação crítica de provérbios do livro bíblico de Provérbios, relativos à temática em questão, para concluir que a função dos reis, em Israel devia ser, primordialmente, de estabelecer a justiça, em favor de pobres, órfãos e viúvas.
Palavras-chave: Rei. Monarquia. Justiça. Pobre. �rfão. Viúva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVA, V. O REI COMO JUIZ DE POBRES, Ã?RFÃ?OS E VIÃ?VAS, EM PROVÃ?RBIOS DO ANTIGO ORIENTE MÃ?DIO E DA BÍBLIA. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 13, n. 2, p. 254–269, 2015. DOI: 10.18224/cam.v13i2.4290. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/4290. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Valmor da Silva, PUC Goiás

Doutor em Ciências da Religião pela UMESP. Mestre em Exegese Bíblica pelo PIB e em Teologia Bíblica pela PUG. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da PUC Goiás. Pesquisador Bolsista de Pós-Doutorado da Capes/Fapeg