As Organizações Femininas e oTrabalho Educacional e Missionários no Antigo Norte Goiano

Autores

  • Vasni de Almeida Universidade Federal do Tocantins
  • Maiza Pereira Lôbo UFABC

DOI:

https://doi.org/10.18224/cam.v12i2.3539

Palavras-chave:

Palavras-chave, Missionárias, Sociedade, Gênero, Cultura

Resumo

O artigo se ocupa da atuação social e religiosa de missionárias batistas no antigo norte goiano. Um esforço de compreensão do espaço de atuação que se configurou como importante para se verificar a forma de ver e apreciar a participação feminina no interior da denominação. Entendemos que as mudanças na organização das relações sociais correspondem sempre a mudanças nas representações do poder. Deste modo, a visão que se tem das mulheres no interior da instituição batista, e também no âmbito social, se modifica a partir do momento em que as mulheres se posicionam ativamente enquanto missionárias, desconstruindo o ideal de mulher unicamente mãe e esposa, e colocando em seu lugar uma mãe, esposa, professora, missionária, e em certos casos, missionárias solteiras. Para narrar a participação da mulher como sujeito do crescimento e manutenção da religiosidade batista, incorremos na história das religiões em interface com a história cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vasni de Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História. Professor de História na Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína. Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História /ProfHistória. Membro da direção executiva da Associação Nacional de História das Religiões.

Maiza Pereira Lôbo, UFABC

Graduada em História pela Universidade Federal do Tocantins. Bolsista PIBIC/CNPq de 2012 a 2014, do Grupo de Pesquisa Identidades Plurais e Representações Simbólicas da UFABC,.sob a orientação do Prof. Dr. Vasni de Almeida.

Downloads

Publicado

20.12.2014

Como Citar

DE ALMEIDA, V.; LÔBO, M. P. As Organizações Femininas e oTrabalho Educacional e Missionários no Antigo Norte Goiano. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 12, n. 2, p. 259–278, 2014. DOI: 10.18224/cam.v12i2.3539. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/3539. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos / Articles