Comunidades de Resistência e Libertação: a Influência da Teologia (feminista) da Libertação no Movimento de Mulheres Camponesas

Conteúdo do artigo principal

Sandra Lassak

Resumo

Resumo: este artigo é resultado de uma tese doutoral em Teologia sobre a influência da Teologia da Libertação, também a feminista, para a constituição do Movimento de Mulheres Camponesas no Brasil. De uma fase inicial estreitamente ligada às Igrejas, este movimento de mulheres caminhou para uma autonomia em relação a elas, inclusive criando formas próprias de expressão espiritual. Se por um lado houve uma certa individualização e despolitização das crenças, por outro lado a influência da Teologia (feminista) da Libertação ainda permanece forte na atuação e na mística do Movimento. O desafio atual para a Teologia Feminista consiste em apoiar os processos de libertação das mulheres no campo, tanto na esfera privada como em termos de mudança socioeconômica, sem que se percam as origens cristãs do movimento.

Palavras-chave: Teologia Feminista. Teologia da Libertação. Movimento de mulheres. MST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LASSAK, S. Comunidades de Resistência e Libertação: a Influência da Teologia (feminista) da Libertação no Movimento de Mulheres Camponesas. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 10, n. 2, p. 90–109, 2013. DOI: 10.18224/cam.v10i2.2456. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/2456. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles