A ESPIRITUALIDADE DE MAOMÉ NO SUFISMO

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Delano de Jesus Silva Santos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as principais características místicas de Maomé que fizeram dele a fonte mais importante da espiritualidade islâmica. Para o sufismo, a dimensão mística do islã, Maomé constitui-se na origem de toda a espiritualidade e seu exemplo tornou-se o paradigma da busca sufi para a união com Deus. Inicialmente, o artigo aborda alguns eventos que retratam as experiências espirituais do profeta do islã que colaboraram para a veneração de sua personalidade. Na segunda parte do texto, destacam-se os nomes, títulos e princípios espirituais de Maomé que apontam para sua posição única na tradição mística do islã.

THE SPIRITUALITY OF MUHAMMAD IN SUFISM

The present article aims to present the main mystical characteristics of Muhammad that made him the most important source of Islamic spirituality. To Sufism, the mystical dimension of Islam, Muhammad constitutes the origin of all spirituality and his example turned out to be the paradigm of the Sufi quest towards the union with God. Initially, the article approaches some events that portray the spiritual experiences of the prophet of Islam that contributed to the veneration of his personality. In the second part of the text, the names, titles and spiritual principles of Muhammad that point to his unique position in Islamic mysticism are highlighted.

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Como Citar
SANTOS, D. de J. S. A ESPIRITUALIDADE DE MAOMÉ NO SUFISMO. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 1, p. 65–79, 2019. DOI: 10.18224/cam.v17i1.6956. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/6956. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Delano de Jesus Silva Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutor em Ciência da Religião (PPCIR/UFJF). Bacharel em Teologia (ITASA/CES-JF). Licenciado em Filosofia (UFJF). Professor substituto na graduação em Ciência da Religião (UFJF).

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