METAMORFOSIS DE LA FINITUD: ENSAYO FILOSÓFICO SOBRE EL NACIMIENTO Y LA RESURRECCIÓN

Autores

  • Sérgio Ricardo Toledo PUC-SP
  • Gilvan Leite Araújo PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.18224/cam.v17i3.7792

Palavras-chave:

Metamorfose, Ressurreição, Finitude, Fenomenologia,

Resumo

A presente resenha busca sintetizar as ideias acerca da temática da ressurreição desenvolvidas pelo filósofo e teólogo francês Emmanuel Falque. Este assunto tão pouco tratado nos últimos tempos é abordado de maneira clara pelo autor, a partir de um ponto de vista filosófico desgarrado da paixão teológica. O autor inicia sua exposição com a introdução explicando a complexidade de entender que os corpos de meros pecadores possam ter o mesmo destino glorioso do corpo de Cristo e propõe um novo modo pensar a ressurreição. Adiante, o desenvolvimento do pensamento é feito em 3 etapas: na primeira são descritos os atributos da finitude, característica intransferível da condição humana, critica as teologias feitas de cima para baixo e os conceitos de imanência e transcendência que criam um viés limitante. Na segunda, são apresentados os contornos de uma verdadeira metamorfose e a reconstruir o conceito de ressurreição, que muda todas as estruturas ao redor: muda o mundo; muda o tempo e coloca o homem no coração da Trindade. A terceira parte discute a fenomenologia da ressurreição: a ação da Trindade nesta experiência carnal/espiritual, a transformação do homem, do tempo e do mundo e a impossibilidade de olhar para ressurreição numa sequência temporal ou cronológica. A Conclusão que encerra o livro chama o homem a assumir a sua responsabilidade pela ressurreição/metamorfose e a assumi-la plenamente em sua vida através de uma experiência corporal e sensível de Deus que vem em direção ao homem. O destaque do livro é a proposição do autor, convidando o homem a viver hoje uma vida ressuscitada, capaz de mudar o mundo e transformar tudo que existe ao redor. É a proposta de viver já as vicissitudes futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Toledo, PUC-SP

Mestrando em Teologia Bíblica na Faculdade de Teologia da PUC-SP Bacharel em Teologia

Gilvan Leite Araújo, PUC-SP

Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade S. Tomás de Aquino - Angelicum de Roma, Itália Professor na Faculdade de Teologia da PUC-SP

Referências

FALQUE, Emmanuel. Metamorfosis de la finitud: ensayo filosófico sobre el nacimiento y la resurrección. Salamanca/ES: Ediciones Sígueme, 2017.

Downloads

Publicado

19.12.2019

Como Citar

TOLEDO, S. R.; ARAÚJO, G. L. METAMORFOSIS DE LA FINITUD: ENSAYO FILOSÓFICO SOBRE EL NACIMIENTO Y LA RESURRECCIÓN. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 3, p. 282–286, 2019. DOI: 10.18224/cam.v17i3.7792. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7792. Acesso em: 19 abr. 2024.