The Religious Dynamic of the Faithful: Neopentecostalism and Consumer Relations

Autores

  • Tiago Meireles Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA) e Faculdade Raízes
  • Fernando Lobo Lemes Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Faculdade Raízes

DOI:

https://doi.org/10.18224/cam.v15i2.5693

Palavras-chave:

Consumer Society, Prosperity Theology, Protestantism, Neopentecostalism, Sociedade de Consumo, Teologia da Prosperidade, Protestantismo, Neopentecostalismo.

Resumo

Abstract: the object of this article is to investigate the changes in the Protestantism associated with the New Pentecostalism, checking your correlation with the consumer culture. The aim is to understand the transformations of Protestants beliefs that make possible a Neopentecostal theodicy in the religious scenario, through exam of the possible correlations between such transformations and broad cultural processes linked to centrality of consumption in modern societies. A dinâmica religiosa dos fiéis: Neopentecostalismo e relações de consumo Resumo; O objetivo deste artigo é investigar as transformações no protestantismo associadas ao neopentecostalismo, verificando sua correspondência à cultura de consumo. Pretende-se compreender as transformações das crenças protestantes que tornam possível uma teodicéia neopentecostal no cenário religioso, por meio do exame de eventuais correlações entre tais transformações e processos culturais mais amplos vinculados à centralidade do consumo nas sociedades modernas.

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Biografia do Autor

Tiago Meireles, Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA) e Faculdade Raízes

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor do Centro Universitário de Anápolis e Faculdade de Direito Raízes. E-mail: [email protected]

Fernando Lobo Lemes, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Faculdade Raízes

Doutor em História pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III) e professor do Programa de Pós-Graduação Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Faculdade de Direito Raízes. E-mail: [email protected]

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Publicado

19.12.2017

Como Citar

MEIRELES, T.; LEMES, F. L. The Religious Dynamic of the Faithful: Neopentecostalism and Consumer Relations. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 15, n. 2, p. 313–329, 2017. DOI: 10.18224/cam.v15i2.5693. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/5693. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos / Articles