A Permanência da Mística na Contemporaneidade: um instigante desafio ao Cristianismo

Conteúdo do artigo principal

João Luiz Correia Júnior
Francilaide de Queiroz Ronsi

Resumo

Resumo: no campo epistemológico das Ciências Religião, o presente artigo tem como objetivo apresentar estudos que confirmam a permanência da experiência mística em meio à chamada crise da Modernidade. No ocidente, observa-se a perda de plausibilidade das igrejas e instituições religiosas tradicionais, o que tem levado as pessoas a buscarem seu próprio caminho religioso, na busca de sentido para a vida. Esse fenômeno é apontado como uma das causas da proliferação de novos movimentos religiosos. Nesse contexto, religiões tradicionais como a Religião Cristã, em vez de lamentarem a perda de adeptos, têm uma excelente oportunidade para redefinir a sua real função social: ser um caminho por onde as pessoas possam buscar a sua origem, reencontrar-se consigo mesmas e, por fim, com o sentido misterioso da própria existência.
Palavras-chave: Religião. Fenômeno Religioso. Experiência Mística. Sagradas Escrituras. Evangelho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CORREIA JÚNIOR, J. L.; RONSI, F. de Q. A Permanência da Mística na Contemporaneidade: um instigante desafio ao Cristianismo. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 1, p. 237–249, 2016. DOI: 10.18224/cam.v14i1.4839. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/4839. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

João Luiz Correia Júnior, PUC Goiás

Pós-Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Católica de Goiás. Doutor em Teologia pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro. Docente na Universidade Católica de Pernambuco.

Francilaide de Queiroz Ronsi, PUC RJ

Pós-doutoranda em Ciências da Religião pela Unicap. Doutora em Teologia pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro.