O Projeto Redentorista de Modernização do Sertão

Conteúdo do artigo principal

Eduardo Gusmão de Quadros

Resumo

Resumo: o processo de modernização em Goiás tem sido estudado privilegiando a construção de Goiânia e a, conseqüente, transferência da capital do Estado. Ele ocorreu, certamente, em muitas dimensões â?? políticas, econômicas, sociais, culturais â?? mas esse marco não é tão válido quando se estuda o catolicismo. O município de Campinas é que foi chave para que a modernidade atinja o campo religioso goiano. Isso devido à presença dos padres missionários redentoristas que vieram da Alemanha e ali se instalaram desde os finais do século XIX.
Palavras-chave: Catolicismo. Modernidade. Goiás. Nação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE QUADROS, E. G. O Projeto Redentorista de Modernização do Sertão. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 13, n. 1, p. 84–94, 2015. DOI: 10.18224/cam.v13i1.3994. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/3994. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Eduardo Gusmão de Quadros, PUC Goiás

Doutor em História pela Universidade de Brasília. Professor da Universidade Estadual de Goiás. Agradecemos à FAPEG que financiou esta pesquisa e deu o apoio necessário para sua apresentação no congresso da AHILA em Berlim.