OS EX-VOTOS: UMA FONTE DE ESTUDO PARA AS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Conteúdo do artigo principal

Eduardo Gusmão de Quadros

Resumo

Este artigo aponta o potencial do estudo dos ex-votos e das “salas dos milagres”, existentes em muitos centros de devoção religiosa, para o campo das Ciências da Religião. Na primeira parte, abordamos princípios teóricos e metodológicos para o estudo deste acervo de fontes e na segunda parte do trabalho analisamos como o Santuário do Pai Eterno, no município de Trindade (GO), tem sido estudado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Goias. Demonstra-se que, apesar da proximidade geográfica, o grande conjunto de ex-votos ali existente tem sido posto de lado na elaboração de dissertações e teses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
QUADROS, E. G. de. OS EX-VOTOS: UMA FONTE DE ESTUDO PARA AS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 4, p. 109–124, 2020. DOI: 10.18224/cam.v18i4.7838. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7838. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Eduardo Gusmão de Quadros, PUC Goiás e UEG

Doutor em História. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e em História (PUC Goiás) e do PROMEP (UEG).

Referências

ABREU, Rafaelle Setúbal Gomes de. Ex-votos de Trindade: perfis de um imaginário religioso. Dissertação (Mestrado em História). Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2012.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

CASTRO, Maria Aparecida de. Peregrinação: um espaço de intercessão entre a vida urbana e a vida rural. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2011.

CERTEAU, Michel de. A beleza do morto. In: CERTEAU, Michel de. A cultura no Plural. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 55-86.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

CERTEAU, Michel de. Le croyable, ou l’instituition du croire. Semiotica, v. 54, n.1-2, p. 251-266, 1985.

CHARTIER, Roger. Cultura Popular: revisitando um conceito historiográfico. Revista Estudos Historicos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p. 179-192, 1995.

DENZINGER, Enrique (copil.). Manual de los simbolos, definiciones y declaraciones de la iglesia en materia de fe y costumbres (4 vol.). Barcelona: Editorial Herder, 1963.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DUARTE, Alice. Nova Museologia: os pontapés de saída de uma abordagem ainda Inovadora. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, v. 6, n. 1, p. 99-117, 2013.

DUARTE, Valquíria Guimaraes. O carreiro, a estrada e o santo: um estudo etnográfico sobre a romaria do divino pai eterno. Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2004.

DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

HAN, Byung-Xul. Sociedade da transparência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LEEUW, G. V. D. Fenomenología de la religión. México: Fondo de Cultura, 1964.

MARIN, Louis. La parole mangée. Paris: Meridiens Klincksieck, 1986.

MARTINS FILHO, José Reinaldo Felipe. Música e identidade no catolicismo popular em goiás: um estudo sobre a folia de reis e a romaria ao divino pai eterno. Tese (Doutorado em Ciências da Religião). Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019.

MARTINS, João Otávio. Os peregrinos do divino pai eterno os carreiros e a reprodução social da traição. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2001.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia (v. 2). São Paulo: Edusp, 1974.

MELO, José M. Diálogo com Beltrão. Revista Internacional de Folkcomunicação, vol.16, nº37, jul.- dez. 2018, p.11-76.

MELO, Wdson Cesar Freire de. Devoção, ex-votos e moléstias: um estudo sobre a religiosidade popular em Goiás na primeira metade do século XX. Dissertação (Mestrado em História). Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2017.

OLIVEIRA, José A. O ex-voto na arte e na sociedade. In: OLIVEIRA, J. A (org.). Ex-votos do Brasil: arte e folkcomunicação. Salvador: Editora Quarteto, 2016. p.187-225.

PANIER, Lois. Pour une atropologie du croire. In: GEFFRÉ, C. (org.). Michel de Certeau ou la difference chrétienne. Paris: Editions du Cerf, 1991. p.41-59.

PONDÉ, Luis F. Elementos para uma Teoria da Consciência Apofática. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, n. 4, p.74-92, 2003.

QUADROS, Eduardo G. A devoção como núcleo da religião. In: RAMOS NETO, J. O. Autoridade e poder: ensaios interdisciplinares de História do Cristianismo. São Paulo: Editora Reflexão, 2013. p.13-28.

QUADROS, Eduardo G. de. Milagres do pai eterno: visões do sobrenatural em três ex-votos do santuário de trindade. Caminhos, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 223-233, jul./dez. 2017.

RABELO, Cláudia Maria. A festa do divino pai eterno em trindade: uma expressão do catolicismo popular em goiás. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2001.

RABELO, Cláudia Maria. Mercado e devoção: um estudo sobre as transformações recentes na festa do divino pai eterno em trindade - Goiás. Tese (Doutorado em Ciências da Religião). Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2016.

REINATO, Eduardo J. Imaginário religioso nos ex-votos e nos vitrais da Basílica de Trindade – GO. História – Debates e Tendências, v. 9, n. 2, p. 314-331, Jul-Dez 2009.

RODRIGUES, Fernando da Rocha. Modernização Agrária e Transformação do Catolicismo Rústico em Goiás. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2013.

ROUDINESCO, Elisabeth. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

SABATINI, Marcelo. O museu de ex-votos de Padre Cícero um olhar museológico sobre o turismo religioso em Juazeiro do Norte. Revista Internacional de Folkcomunicação, Ponta Grossa, v. 9, n.6, 2008.

SILVA, Karine Monteiro da. Catolicismo popular entre o amor e a cobiça: inter-relações entre o catolicismo popular, a igreja católica oficial e o poder público em Trindade (GO). Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2005.

SOUZA, Jessé. A ralé brasileria: quem é e como vive. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2009.

TAVARES, Paulo Afonso dos Santos. O divino pai eterno na sociedade em vias de midiatização: a reconfiguração das práticas religiosas do santuário basílica de trindade pelo dispositivo midiático televisivo. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2016.