O ALTRUÍSMO COMO ESSÊNCIA DE UMA ESPIRITUALIDADE NO PENSAMENTO DE ERICH FROMM

Conteúdo do artigo principal

Denis Cotta

Resumo

Este artigo visa apresentar a noção de altruísmo como fundamento de uma espiritualidade segundo o pensamento do filósofo e psicanalista Erich Fromm. Segundo o psicanalista, o indivíduo pode experimentar a vida por duas formas básicas de existência: o modo Ter (egocentrismo) e o modo Ser (altruísmo). Como recurso metodológico, este estudo se utilizará de uma análise teórico-bibliográfica das obras: “Psicanálise da Sociedade Contemporânea”, “Ter ou Ser?” e “Do ter ao ser”, todas de autoria de Erich Fromm. Deste modo, o presente manuscrito pretende mostrar que uma existência pautada pelo modo Ser pode se constituir como a base para a vivência de uma espiritualidade altruísta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
COTTA, D. O ALTRUÍSMO COMO ESSÊNCIA DE UMA ESPIRITUALIDADE NO PENSAMENTO DE ERICH FROMM. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 1, p. 79–93, 2020. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7429. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Denis Cotta, Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicólogo de orientação psicanalítica frommiana. Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Possui interesse de estudo nas seguintes áreas: psicanálise humanista; psicologia da religião; mística e espiritualidade; tradição judaica e na configuração dos relacionamentos amorosos contemporâneos. Membro da CLEROT (Comissão de psicologia, laicidade, espiritualidade, religião e outros saberes tradicionais) do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.

Referências

COTTA, Denis. Uma proposta de experiência religiosa fundamentada no amor ao próximo, segundo o pensamento de Erich Fromm. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 25-37, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/issue/view/1351. Acesso em: 28 out. 2019.

FROMM, Erich. Ter ou ser? 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

FROMM, Erich. Rever Freud: por uma outra abordagem em psicanálise. São Paulo: Loyola, 2013.

FROMM, Erich. La vida auténtica. Barcelona: Paidós, 2007.

FROMM, Erich. Do ter ao ser: caminhos e descaminhos do autoconhecimento. São Paulo: Manole, 1992.

FROMM, Erich. Da desobediência e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

FROMM, Erich. O coração do homem: seu gênio para o bem e para o mal. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

FROMM, Erich. O espírito de liberdade: uma interpretação radical do velho testamento e de sua tradição. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

FROMM, Erich. Análise do homem. 9. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

FROMM, Erich. A arte de amar. Belo Horizonte: Itatiaia, 1971.

FROMM, Erich. Psicanálise da sociedade contemporânea. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

FUNK, Rainer. Educação entre ter e ser. In: GNISS, R. R. K. Mudar a educação a partir do pensamento de Erich Fromm. Goiânia: Kelps, 2011. p. 95-111.

NOVA BÍBLIA PASTORAL. São Paulo: Paulus, 2014.

PEREIRA, Salézio Plácido. Consciência emocional. Interpretação das emoções e sentimentos: pessoa saudável. Santa Maria: ITPH, 2018.