A EDUCAÇÃO E VALORES COMO CAMINHO PARA A CULTURA DE PAZ

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Arlete Silva Acciari

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir a contribuição da educação e valores para cultura de paz. Evidencia que promover uma educação para a paz é desenvolver o valor e o respeito mútuo entre todas as pessoas. Inicialmente contextualizou-se a questão da paz e a cultura de paz, destacando o papel da ONU e da UNESCO. A seguir são apresentados fundamentos para uma educação que transcenda a aprendizagem focada apenas no conteúdo, que contemple valores superiores e o desenvolvimento do ser. E finalmente, apresenta as contribuições da abordagem transpessoal para uma educação com valores para uma cultura de paz.

EDUCATION AND VALUES AS A WAY TO PEACE CULTURE
The purpose of this article is to reflect the contribution of education and values to a culture of peace. Evidence that promoting peace education is to develop value and mutual respect among all people. Initially, the issue of peace and a culture of peace was highlighted, highlighting the role of the UN and UNESCO. The following are foundations for an education that transcends content-focused learning, which embraces higher values and the development of being. Finally, it presents the contributions of the transpersonal approach to an education with values for a culture of peace.

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Como Citar
ACCIARI, A. S. A EDUCAÇÃO E VALORES COMO CAMINHO PARA A CULTURA DE PAZ. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 2, p. 541–556, 2019. DOI: 10.18224/cam.v17i2.7307. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7307. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Arlete Silva Acciari, Universidade Estadual de Campinas Associação Luso Brasileira de Transpessoal

Mestra e doutoranda em Ciências (UNICAMP), Psicóloga (USF) Especialista em Psicologia Transpessoal (ALUBRAT). Atua como psicóloga clínica e educadora transpessoal. E-mail: [email protected].

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