EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AQUINO, Thiago Antonio Avellar. A presença não ignorada de Deus na obra de Viktor Frankl: articulações entre logoterapia e religião. São Paulo: Paulus, 2014.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC. 3. versão. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf. Acesso em: 20 Dez. 2017.
BRUZZONE, Daniele. Afinar la consciência: educación y búsqueda de sentido a partir de Viktor Frankl. Buenos Aires: San Pablo, 2011.
BRUZZONE, Daniele. Educar para o sentido da vida: a pedagogia deve desenvolver a inteligência existencial da criança. In: DOMINGOS, Thiago. Entrevista. Disponível em: http://academiadosentido.com/educar-para-o-sentido-da-vida. Acesso em: 28 Ago. de 2018.
FREITAS, Marina Lemos Silveira. Pedagogia do sentido: contribuições de Viktor Frankl. Ribeirão Preto: IECVF, 2017.
FRANKL, Viktor E. Fundamentos antropológicos da Psicoterapia. Tradução: Renato Bittencourt. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
FRANKL, Viktor E. Psicoterapia e sentido da vida. Tradução: Alípio Maia de Castro. São Paulo: Quadrantes, 1989.
FRANKL, Viktor E. Logoterapia e Análise Existencial: textos de cinco décadas. Tradução: Jonas Pereira dos Santos. Campinas: Editorial Psy II, 1995.
FRANKL, Viktor E. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. Tradução: Ivo Studart Pereira. São Paulo: Paulus, 2011.
FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Tradução: W. O. Schlupp; Carlos C. Aveline. 40. ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2016.
JASPERS, Karl. A questão da culpa: a Alemanha e o Nazismo. Tradução: Claudia Dornbusch. São Paulo: Todavia, 2018.
NOLETO, Marlova Jovchelovitch. A construção da cultura de paz: dez anos de história. In: UNESCO. Cultura de paz: da reflexão à ação; balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. Brasília: UNESCO; São Paulo: Associação Palas Athena, 2010.