EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL

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Josilene Silva da Cruz
Thiago Antonio Avellar de Aquino

Resumo

O presente artigo visa apontar para possibilidades de construção de uma cultura de paz, a partir do relato de uma experiência vivenciada na sala de aula das Ciências das Religiões. No relato feito busca-se traçar uma articulação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento de Viktor Frankl, bem como construir um possível caminho de aplicação da experiência vivenciada ao Ensino Religioso (ER). Concluiu-se que as atividades estéticas, realizadas na vivência relatada, podem promover o espírito de uma humanidade única, (monantropismo). Assim, buscar o que há em comum, torna-se imperativo para a constituição de uma cultura de paz.

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Como Citar
CRUZ, J. S. da; AQUINO, T. A. A. de. EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 2, p. 523–540, 2019. DOI: 10.18224/cam.v17i2.7306. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7306. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Josilene Silva da Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda e Mestre em Ciências das Religiões, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Bolsista CAPES Integrante do Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial

Thiago Antonio Avellar de Aquino, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Professor do Departamento de Ciências das Religiões (UFPB) Líder do Laboratório de Pesquisa em Logoterapia e Análise Existencial

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